VENTOSATERAPIA
O que é Ventosaterapia?
Você certamente já viu alguém que tenha feito ou ouviu falar sobre a ventosaterapia.

A ventosaterapia ganhou bastante destaque na mídia nos últimos anos após o atleta americano de natação (Michael Phelps) ser visto com marcas circulares arroxeadas no seu ombro e costas durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.
Essas marcas no corpo do atleta são resultado da aplicação de ventosaterapia, que é comumente usada por atletas para ajudar na recuperação muscular.
Esta é uma técnica milenar utilizada em várias culturas, incluindo a medicina tradicional chinesa e a medicina árabe. A ventosaterapia promove uma sucção da pele que leva a melhora da circulação sanguínea da região do corpo onde ela é aplicada.
Como funciona a técnica?
O terapeuta faz a avaliação do cliente e das suas necessidades. Assim ele define em quais locais serão colocados os copos para sucção.
As ventosas são posicionadas e submetidas a um vácuo que suga a pele. Isso faz com que os vasos sanguíneos sejam dilatados, aumentando a oxigenação dos tecidos, facilitando a liberação das toxinas existentes no sangue e nos músculos onde são aplicadas.
O tempo de aplicação pode variar entre 5 a 10 minutos de sucção e elas podem ser aplicadas de forma estática ou deslizante, de acordo com a indicação do profissional.
Quais são os benefícios?
A Ventosaterapia pode proporcionar diversos benefícios para a saúde que são:
- Alívio de dores: A ventosaterapia pode ajudar reduzir diversos tipo de dores como dores de cabeça, dores musculares e articulares, dores nas costas e até dores menstruais.
- Redução de processos inflamatórios: O uso da ventosaterapia pode ajudar a reduzir inflamações no corpo por desintoxicação e melhora da oxigenação tecidual.
- Melhora da circulação sanguínea: As ventosas ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo nas áreas onde são aplicadas, o que pode ajudar a acelerar a cicatrização e promover a saúde de um modo geral.
- Relaxamento muscular: O uso de ventosaterapia ajuda a relaxar os músculos tensos, reduzindo nódulos e melhorando também a flexibilidade.

Quais são as contraindicações?
Apesar de ser um ótimo tratamento, a Ventosaterapia não pode ser usadas por qualquer pessoa.
As pessoas pertencentes aos seguintes grupos não podem ser submetidas a esta técnica:
-
Pele sensível, feridas abertas ou queimaduras, acne, dermatite, rosácea, psoríase, vitiligo, herpes ou qualquer outro tipo de lesão na pele;
-
Tendência a formar hematomas ou sangramento excessivo;
-
Histórico de trombose ou embolia;
-
Gravidez, especialmente no abdômen e na região lombar;
-
Distúrbios hemorrágicos ou doenças sanguíneas;
-
Infecções agudas, febre ou condições graves, como câncer ou insuficiência cardíaca.