top of page

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL

O que é liberação miofascial?

A liberação miofascial é uma técnica muito usada na fisioterapia atualmente, principalmente por atletas e por praticantes de Crossfit para ajudar a aliviar dores musculares e melhorar a flexibilidade.

 

Essa técnica visa relaxar a fáscia, uma camada de tecido que envolve os músculos.

Liberação Miofascial instrumental

Nesta técnica são realizadas manobras lentas e contínuas que podem ser feitas com rolos de espuma, bastões, bolinhas de tênis e até com as mãos. 

 

A escolha entre a abordagem manual e instrumental dependerá das necessidades específicas do paciente, sendo sempre importante contar com a orientação de um profissional qualificado.

Quais os tipos de liberação miofascial?

Existem duas formas de realizar a liberação miofascial: a manual e a instrumental.

  • Liberação Miofascial Manual: Na liberação miofascial manual, o fisioterapeuta usa as mãos para aplicar pressão suave e alongamentos nos músculos e tecidos conjuntivos. Isso ajuda a liberar tensões e aderências na fáscia, permitindo que os músculos se movam mais livremente. Pode ser comparado a uma massagem profunda, mas focada na fáscia.​

Liberação Miofascial manual
  • Liberação Miofascial Instrumental: Já na liberação miofascial instrumental, são utilizadas ferramentas específicas, como rolos de espuma, bolas de liberação miofascial ou dispositivos especializados (como a Hypervolt). Esses instrumentos ajudam a aplicar pressão e massagear os tecidos de uma maneira direcionada, oferecendo uma abordagem mais precisa.

Liberação Miofascial Soco Ingles

Abaixo é possível observar a aplicação de Hypervolt para a interferência no quadro de rigidez de ombro, em paciente com Parkinson.

Hypervolt utilizada em ombro de paciente com parkinson

Quais os benefícios da técnica?

Tanto na liberação miofascial manual, quanto na instrumental, os benefícios principais são:

  • Melhora da mobilidade;

  • Redução da dor muscular;

  • Promoção do relaxamento muscular.

Atleta de Crossfit levantando peso

Indicações da técnica

Essa técnica é frequentemente usada em casos de:

  • Dores crônicas; 

  • Lesões musculares;

  • Melhora no desempenho esportivo.

É importante destacar que a liberação miofascial deve ser realizada por profissionais treinados, como fisioterapeutas, para garantir que seja feita de maneira segura e eficaz. O fisioterapeuta avaliará a condição do paciente e escolherá a abordagem mais apropriada, seja ela manual ou instrumental.

Dra. Kelly Lemos realiza atendimento a praticantes de corrida, musculação e a atletas do Crossfit, não só para liberação miofascial, mas para tratamento de dores e desequilíbrios musculares decorrentes da prática esportiva e da rotina agitada.

Lembrando que Liberação Miofascial não é massagem e em alguns casos, pode ser incomodo já que estamos tratando desequilíbrios musculares e síndromes miofasciais.

O atendimento é realizado em consultório e durante a sessão, se o cliente estiver de acordo, pode ser associado com outras técnicas para potencialização de resultados.

Kelly Lemos Fisioterapia® - Proteção anticópias
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page