top of page

BANDA NEUROMUSCULAR - KINESIO TAPING

O que é Banda Neuromuscular?

Banda neuromuscular é uma bandagem elástica funcional, também é conhecida como Kinesio Taping. 

Ela é uma fita adesiva de material elástico, resistente à água que permite o fluxo sanguíneo e não limita o movimento, podendo ser aplicada em qualquer lugar do corpo pelo fisioterapeuta, pelo treinador, ou pelo médico ​

kinesio sendo preparada

Principais aplicações

A Banda Neuromuscular pode ser indicada nas seguintes situações:

  • Acelerar a recuperação de lesões; 

  • Alívio de dores musculares;

  • Estabilizar as articulações;

  • Preservar os músculos, tendões ou ligamentos, durante o treino ou competição;

  • Ajudar as mulheres grávidas a aliviar o peso da barriga e a reduzir a dor lombar.

Embora a Kinesio possa ter várias aplicações, é fundamental que seu uso seja associado a um tratamento que inclua também o fortalecimento muscular, exercícios de alongamento e outras técnicas para prevenir e tratar lesões. A orientação do fisioterapeuta é crucial para garantir um uso adequado e eficaz.

Como ela funciona?

A aplicação da Banda Neuromuscular promove um discreto levantamento da pele, criando um pequeno intervalo entre o músculo e a camada externa da pele. Isso facilita a drenagem de líquidos que possam estar retidos na região, contribuindo para aliviar os sintomas associados à lesão muscular.

 

A fita elástica também melhora o fluxo sanguíneo na área onde é aplicada, diminuindo a sensação de fadiga e promovendo um melhor funcionamento muscular.

Kinesio e as cores

O uso da Kinesio na prática clínica e desportiva é bastante amplo, porém a cor da bandas neuromusculares utilizadas tem pouca importância.

 

Já na aplicação da técnica focando também no uso da cromoterapia, alguns autores orientais defendem que a cor influencia na resposta do corpo.  As cores e influências estão listadas abaixo:

  • Azul promove o relaxamento

  • Rosa promove a vitalidade e circulação sanguínea; 

  • Preto tranquiliza e promove equilíbro.

Como é a aplicação da técnica?

Como sempre, o cliente passa por uma avaliação criteriosa para observação sobre os melhores tratamentos para os desequilíbrios encontrados.

 

Uma vez definida que a bandagem elástica é indicada, a profissional observa o local da aplicação, corta a fita no tamanho adequado e em um dos formatos que podem ser X, V, I, ou em forma de teia, dependendo do objetivo do tratamento. As bordas também devem ser arredondadas.

 

Já na fase de aplicação, a fisioterapeuta higieniza o local com algodão embebido em álcool, corta a âncora (local que vai servir de fixação da bandagem e aplica a tensão necessária, aplicando uma leve fricção para maior aderência do adesivo no local.

 

Alguns profissionais sugerem ao paciente a remoção dos pêlos no local a ser tratado, antes da aplicação da Kinesio. Isso vai aumentar a sua durabilidade e reduzir o desconforto na remoção, que deve ser feita trocada em até 1 semana, não sendo necessário retirá-la para o banho.

A aplicação da técnica, varia de profissional para profissional. Em caso de divergência, siga as orientações de quem aplicou a técnica em você.

Principais benefícios da técnica

Os benefícios do uso da Kinesio são vários, tais como:

  1. Potencializar o desempenho durante as atividades físicas;

  2. Estimular a circulação sanguínea de forma mais eficiente em determinada área;

  3. Minimizar a sensação de dor na região lesionada;

  4. Reduzir o inchaço no local da aplicação;

  5. Proporcionar um suporte mais efetivo para a articulação onde é aplicada;

  6. Mitigar o impacto nas articulações, sem que seja restringida a amplitude de movimento;

  7. Aprimorar a consciência corporal, ou seja, a percepção individual do próprio corpo;​

kinesio barriga da gravida

Contraindicações de uso

Como na maioria das técnicas, existem contraindicações e precauções específicas para o uso da técnica.

 

É muito importante levar em conta a individualidade das pessoas e por isso é fundamental a realização de uma avaliação prévia para eventual aplicação de bandas neuromusculares. Sendo assim, as principais contraindicações no uso de Bandas Neuromusculares são:

  • Diabetes com neuropatia; 

  • Tromboses venosas;

  • Feridas na pele;

  • Carcinomas ativos;

  • Trauma grave;

  • Alergia a cola ou ao material.

kinesio na lombar da gravida

Dra. Kelly Lemos utiliza as bandas neuromusculares como método auxiliar no tratamento de dores, para estimular a absorção de edemas, para estabilização articular, para melhorar a postura e padrões de movimento.

bottom of page