ÁREAS DE ATUAÇÃO
A fisioterapia é fundamental para os idosos, independente do nível do comprometimento motor ou cognitivo.
Ela tem como principais objetivos a prevenção, o tratamento de doenças decorrentes da idade e também a recuperação da funcionalidade da pessoa, tornando-a o mais independente possível para a realização das atividades do dia a dia.
Além disso, a fisioterapeuta pode:
- Dar dicas de cuidado;
- Esclarecer dúvidas dos familiares e cuidadores;
- Sugerir adaptações no lar para facilitar o dia a dia e aumentar a segurança e a qualidade de vida do idoso,
São várias as vantagens de começar a fisioterapia o mais rápido que puder, mas a principal delas é a de se manter independente com segurança, pelo máximo de tempo possível.






A qualidade de vida tem sido motivo de amplas discussões em todo o mundo, pois existe uma grande preocupação em preservar a saúde e o bem-estar da população para que ao envelhecer, elas se mantenham ativas e funcionais.
Na fisioterapia preventiva (para manutenção da saúde e qualidade de vida), os exercícios propostos atuam retardando a evolução de doenças e retardando perdas da massa óssea, massa muscular e da força e são considerados eficazes, já que facilitam a execução de tarefas no dia a dia.
A qualidade de vida tem sido motivo de amplas discussões em todo o mundo, pois existe uma grande preocupação em preservar a saúde e o bem-estar da população para que ao envelhecer, elas se mantenham ativas e funcionais.
Na fisioterapia preventiva (para manutenção da saúde e qualidade de vida), os exercícios propostos atuam retardando a evolução de doenças e retardando perdas da massa óssea, massa muscular e da força e são considerados eficazes, já que facilitam a execução de tarefas no dia a dia.
Além dos exercícios de Cinesioterapia, podem ser realizadas em conjunto outras técnicas que vão melhorar o seu desempenho nas atividades esportivas, promover a saúde e prevenir o aparecimento de doenças.

A fisioterapia ortopédica é uma área da fisioterapia que reabilita pacientes com dores e limitações de causa muscular, tendínea, óssea e/ou articular.
No caso da ortopedia traumatológica, o paciente que passou por alguma cirurgia ou lesão traumática, passa por reabilitação pós operatória, com cuidados da cicatriz, recuperação dos movimentos, da amplitude, da força e controle das dores.
Os problemas mais comuns de serem tratados com a fisioterapia em ortopedia são: dores na coluna lombar, tendinites, LER, esporão, pós operatórios de ombro, quadril, joelho e tornozelo, hérnia de disco, fibromialgia e artroses.

O tratamento para a Paralisia de Bell com Fisioterapia consiste na realização de exercícios bem direcionados de forma delicada e suave pela profissional auxiliando o paciente a realizar novamente contrações musculares adequadas no rosto. Podem ser utilizadas bandagens e bolsas térmicas mornas para auxilio na contração e redução de desconfortos..
Além disso, o paciente é orientado sobre o que pode e o que não pode ser feito durante as fases da recuperação, acelerando o processo de cura e reduzindo as chances de sequelas.
Esse tratamento é indicado para pessoas com Paralisia Facial de Bell, com recomendação para inicio precoce, junto com os medicamentos prescritos pelo médico.
A fisioterapia na Paralisia Facial normalmente promove melhoras a partir da segunda semana de tratamento e em muitos casos, a recuperação total gira entre 2 meses e 12 meses, de acordo com o grau do comprometimento.

Como em todas as áreas da saúde, a fisioterapia também se utiliza dos avanços da ciência e da tecnologia para criar e aprimorar as técnicas, proporcionando resultados melhores e mais rápidos aos pacientes.
Quando se fala em dor, nada melhor do que o uso de métodos seguros, pouco invasivos, que funcionem e que promovam alívio rápido e duradouro. E este é o resultado esperado no uso da fisioterapia voltada para o tratamento e controle das dores.
Se você sente alguma dor, que te incomode no dia a dia e que seja bem delimitada a sua localização essa técnica é indicada para você, clique no título e saiba mais sobre ela.
Fisioterapia na Reabilitação Vascular
A Reabilitação Vascular é uma área da Fisioterapia que se dedica ao cuidado e tratamento de distúrbios circulatórios, focando principalmente no sistema vascular periférico. Ela desempenha um papel crucial não só na promoção da saúde vascular, mas também na prevenção de complicações relacionadas a doenças circulatórias.
Se você quer saber mais sobre o papel da Fisioterapia na Reabilitação Vascular, clique aqui.
Como você pode ver, são várias as áreas de atuação do profissional de fisioterapia, porém todas são norteadas pelo menos objetivo: a melhora do paciente!
Não é objetivo desta página abordar todas as especialidades da fisioterapia, mas não se pode deixar de pontuar mais alguns dos benefícios na sua aplicação:
Melhora na postura;
Melhora da estética do corpo e do rosto;
Tratamento e prevenção de doenças crônicas;
Melhora de performance e produtividade na prática de exercícios físicos;
Melhora da capacidade cardiovascular;
Melhora das doenças respiratórias;
Controle da insônia...
Se você sentiu falta de uma abordagem mais aprofundada de algum dos temas, por favor me envie uma mensagem com sua dúvida.