CONTROLE DA DOR
O que devemos saber?
Segundo a Associação Internacional dos Estudos da Dor (IASP) "a dor pode ser definida como uma experiência física e emocional desagradável associada ou relacionada a lesão real ou potencial dos tecidos". Além disso, a dor é um mecanismo de defesa importante e também um indicador poderoso na avaliação física, pois assim o profissional de saúde consegue identificar o local onde há algo errado.
Antes de abordar o tema sobre como a reabilitação com fisioterapia pode ser essencial no tratamento da dor é interessante destacar que ela é um sintoma ou sinal importante e que a reação a ela tende a variar de acordo com muitos fatores, que podem ser: culturais, experiências anteriores e a individualidade. Portanto, entende-se a dor como uma resposta subjetiva, mas que em qualquer situação é desagradável e merece uma atenção especial para não se tornar crônica ou piorar a sua qualidade de vida.
Qual o papel da fisioterapia?
Muitos quadros de dor ocorrem devido a espasmos musculares e compressões de raízes nervosas por estruturas adjacentes, no entanto não é raro relato dor mesmo sem causa fisiopatológica existente, provavelmente por motivos psicológicos e a fisioterapia pode ser uma alternativa bastante interessante e viável para ajudar as pessoas a tratarem as suas queixas e melhorarem a sua saúde.
A combinação de técnicas especiais e exercícios pode levar alivio imediato e também ajudar a lidar com as razões por trás da queixa do paciente. Isso não só melhora a qualidade de vida, mas também diminui a necessidade de remédios para dor. Além disso, a fisioterapia olha para a pessoa como um todo, considerando não apenas o corpo, mas também as emoções e o comportamento, o que ajuda a controlar a dor de maneira mais efetiva.
Para que o resultado do tratamento fisioterápico seja satisfatório, é muito importante que o profissional que cuida da sua saúde realize uma boa avaliação individualizada, uma vez que cada pessoa é única.
Importância da avaliação
Para desenvolver o melhor tratamento para as demandas dos clientes Dra. Kelly Lemos realiza uma avaliação bastante detalhada.
Nesta avaliação serão coletados dados da rotina diária, necessidades, dificuldades e objetivos com o tratamento buscado. Após uma criteriosa entrevista, é realizada a inspeção física, onde serão coletados mais dados sobre as demandas e disfunções presentes no corpo.
Somente após a análise dos dados obtidos é que será possível traçar em conjunto com os objetivos do(a) paciente as condutas e técnicas mais adequadas para tratamento, visto que para a obtenção do sucesso, as expectativas e possibilidades tanto da fisioterapeuta como a do(a) paciente devem estar alinhadas.
Técnicas Integrativas aplicadas
Abaixo estão listadas algumas das técnicas integrativas mais utilizadas pela fisioterapeuta para tratamento dos pacientes.
A aplicação da técnica vai variar de acordo com os objetivos, interesses e principalmente a necessidade do paciente.