top of page

ALIMENTAÇÃO DO IDOSO

Importância da alimentação

A alimentação dos idosos é parte fundamental para a manutenção da saúde, assim como a prática de atividade física supervisionada (fisioterapia para idosos), devendo ser acompanhada por profissional especializado de forma rotineira.

Ampliar a variedade dos alimentos de boa qualidade é fundamental para quem quer manter o corpo forte e saudável, sendo assim a alimentação do idoso deve conter:

  • Vegetais, frutas e cereais integrais: são uma boa forte de fibra, útil para a prisão de ventre, doenças cardiovasculares e diabetes.

  • Leite e seus derivados: têm cálcio e vitamina D, que fortalecem ossos e articulações, bem como proteínas, potássio e vitamina B12.

  • Carnes: preferencialmente magra, são boas fontes de proteínas e de ferro, assim como os ovos.

  • Pão: enriquecidos com fibras, cereais, evitando-se o pão branco, podendo acompanhar as refeições assim como o arroz e o feijão.

  • Leguminosas: como feijão e lentilhas, possuem um alto teor de fibras sem colesterol e são ricos em proteínas.

  • Água: de 6 a 8 copos por dia, seja em forma de sopa, suco ou chás. Deve-se beber mesmo sem sentir sede

http://www.tuasaude.com/alimentacao-do-idoso

Alimentação do Idoso

Sugestões Extras

Caros cuidadores e familiares, é recomendável também, que toda refeição seja bonita, cheirosa, gostosa, variada, que contenha todos os grupos de alimentos, que seja de fácil digestão, em quantidades suficientes e que esta seja dividida em várias refeições (5 a 6 por dia).

 

Em caso de diarréia deve-se trocar o leite de vaca por leite ou suco de soja, evitar fibras, oferecer polpa de maçã, banana-maçã, bastante água, água de coco ou sucos bem diluídos.

 

Na presença de prisão de ventre ofereça alimentos ricos em fibras como verduras cruas (alface, almeirão, agrião), frutas cruas (laranja com bagaço, mamão, ameixa seca, uva passa), legumes (abobrinha, quiabo, abóbora) e alimentos integrais (pão integral, arroz, aveia, farelo e germe de trigo).

 

Quando o idoso precisa alimentar-se por sonda, o cuidador deve administrar a dieta pela sonda gástrica, de forma lenta, colocando o idoso em posição sentada ou semi-sentada. Após a dieta, lavar a sonda com 20 ml de água filtrada e observar se ocorre tosse excessiva ou diarreia (comum nas primeiras 24 horas) persistente; nestes casos comunicar o médico.

Seguindo essas dicas simples, evitamos diversas complicações decorrentes de problemas nutricionais. 

Lembrando é claro, que aqui apresentamos algumas dicas de alimentação e que sempre é recomendado seguir as orientações passadas pelo profissional nutricionista de confiança.

bottom of page